HOME - Turismo ecocultural em Araras, pra quê?????
Turismo ecocultural em Araras, pra quê?????
23/03/2010 17:05
O turismo em si é definido como atividades que pessoas realizam durante suas viagens e/ou permanência em lugares distintos dos que vivem, por um período de tempo inferior a um ano consecutivo, com fins de lazer, negócios e outros. Vários municipios que buscam meios para o fortalecimento de sua economia, optam pelo turismo, que acaba contribuindo para o desenvolvimento da cidade. O turismo que se é realizado dentro dos limites do próprio país é conhecido como turismo doméstico, que, por sua vez, é subdividido em várias áreas, como por exemplo, o cultural, histórico, ecológico entre outros, estes , os quais trataremos nesse trabalho, com o intuito de apresentá – lo, futuramente, como projeto.
O Turismo Ecocultural e histórico, propriamente, é uma pratica totalmente nova, principalmente no que se diz respeito ao fator da ''ecologia'' , envolvido de tal forma com o turismo.
Cidades como : Analandia, Itirapina e Campos do Jordão, por exemplo, ora por baixa densidade demográfica, ora pelo fraco poder economico, já optaram por essa prática, levando , então, o município em pouquissimo tempo ao, muitas vezes, pleno desenvolvimento.
Araras, apesar de não contar com tantos problemas econômicos, alcançaria ótimos resultados caso aceitasse tal proposta, por contar com tantos pontos históricos, que, apesar de não serem, acabam se tornando turísticos, por si só. Conta também, a cidade, com várias obras de arquitetura, magnificos monumentos, centros de concentração cultural, bustos de pessoas importantes, jardins, parques, isso sem falar no bairro rural Cascata, onde nos deparamos com um enorme fluxo de pessoas vindas, por tantas vezes, de outras cidades da região, onde aproveitam seus finais de semana e feriados, curtindo a bélissima paisagem rural.
A atividade turística em ambientes naturais surge como uma proposta de exploração racional dos recursos em áreas, muitas vezes, protegidas. Porém, ela deve ser precedida de planejamento e controle adequados, a fim de minimizar os efeitos negativos e maximizar os positivos, representando uma alternativa de desenvolvimento sustentável ao meio onde ocorre.
Sendo essa atividade para o desenvolvimento da cidade, lazer, diversão e conscientização das pessoas, se faz evidente que ela precisa ter pouquissimos impactos negativos, tanto ecologicos, quanto sociais no municipio.
A conscientização, é outro fator importante no projeto, pois o turista ao apreciar toda a beleza natural ou não da cidade, estará, de uma maneira descontraída, sendo conscientizado e contribuindo assim para que o nosso objetivo seja alcançado, que é a partir da conscientização sobre o meio ambiente, promover a cidade e ajudar com a nossa parte a melhorar o nosso planeta.